FANDOM


180px-Yamcha.jpg

Yamcha

Yamcha (ヤムチャYamucha?) é um personagem da franquia Dragon Ball. Ele apareceu pela primeira vez no capítulo número 7, Yamcha e Pual (ヤムチャとプーアル"Yamucha to Pūaru"?) como o primeiro inimigo do protagonista Son Goku. Ele, posteriormente, tem sua personalidade remodelada e acaba se tornando um grande aliado e seu amigo de mais longa duração. Entretanto, seu melhor amigo é o gato Pual.


Criação e concepçãoEditar

Quando Toriyama começou a criar Dragon Ball ele se baseou no romance Jornada ao Oeste.[1] Antes de criar Dragon Ball ele fez o mangáDragon Boy, cujos personagens serviram de protótipos para os Guerreiros Z.[2] O personagem Sa Gojõ, baseado em Sha Wujing, serviu como um protótipo para Yamcha. Em um dos primeiros desenhos de Yamcha, Akira o fez como um adulto mas depois foi estabelecido que ele seria um jovem adolescente.[3] Durante a criação dos episódiosfillers de Dragon Ball Z, Akira resolveu transformar Yamcha em um jogador debaseball.[4]

[editar]AparênciaEditar

220px-YamchaAparições.png

Alguma das varias aperencias do Yamcha

Yamcha é o segundo personagem cuja aparência sofre o maior número de alterações, perdendo somente para Bulma. Ao todo ele já teve nove cortes de cabelo diferentes.Alguns desses penteados foram passados para Son Gohan e Son Goten. Logo no início do mangá, Yamcha veste uma longa blusa verde com um manto vermelho e um calça bege.Em sua blusa está o kanji 樂 cujo significado é algo parecido com música ou alegria. Posteriormente, Yamcha passa a utilizar o uniforme da tartaruga com kanji Kame (亀"Tartaruga") em seu peitoral e em suas costas. Ele permanece com esse uniforme até a Saga Boo, exceto quando não está lutando, momento em que usa uma blusa branca e uma calça jeans. Entretanto, durante a Saga Freeza, o seu kanji muda de Kamepara Kaioh (界王"Rei dos Mundos"). A partir da Saga Boo, Yamcha veste uma camisa branca por baixo de uma jaqueta amarela e uma calça da mesma cor. O personagem é mais reconhecido pela cicatriz em sua bochecha esquerda cuja origem nunca foi revelada e surgiu no fim de Dragon Ball, antes da saga Z.

[editar]HistóriaEditar

Yamcha Logo.png

Simbolo atras da veste de Yamcha

Yamcha aparece pela primeira vez como um jovem bandido do deserto que se envergonha facilmente quando vê uma garota. Ele faz uma emboscada para Goku, Bulma e Oolong para roubar seu dinheiro e Cápsulas Hói-Pói. Ele consegue vencer Goku mas parte ao ver Bulma. Em uma revanche, Yamcha é derrotado mas resolve ajudá-lo para conseguir as Esferas do Dragão e desejar que sua timidez em frente as mulheres desapareça. Ao fim da jornada, ele acaba perdendo esse medo e se muda para a cidade onde Bulma morava a fim de completar o Ensino Médio. Yamcha se reecontra com Goku no 21º Torneio de Artes Marciais onde é derrotado pelo Mestre Kame disfarçado como Jackie Chun. Ele, mais tarde, se torna um estudante do Mestre Kame para participar do 22º Torneio de Artes Marciais onde, entretanto, é derrotado por Tenshin Han. Cinco anos depois, Yamcha entra no 23º Torneio de Artes Marciais e acaba sendo derrotado novamente, desta vez por Kami-Sama.

Passados quatro anos, Yamcha é morto por um Saibaiman no confronto contra os Saiyajins. Ele então vai treinar no Outro Mundo com o Kaioh do Norte para aumentar seus poderes. Após derrotar Rikum como parte do treinamento ele começa a utilizar a telepatia do Senhor Kaioh para trocar informações entre Bulma e Goku, que lutava em Namekusei contra Freeza. Ele é rescucitado 130 dias depois por Porunga e passa a morar com Bulma. Um ano mais tarde, o jovem Trunks vem do futuro para avisar a todos sobre a chegada de andróides assassinos. Yamcha passa os próximos três anos treinando duramente e durante esse tempo ele e Bulma terminam a sua relação devido a influência de Vegeta. Quando oDoutor Maki Gero e o Andróide Nº 19 aparecem, Yamcha é o primeiro a lutar contra eles. Como resultado desta batalha ele descobre que os dois conseguem absorver energia pela palma de suas mãos. Ele também cuida de Goku quando ele começa a ter uma doença em seu coração. Seguindo a aparição de Cell, Yamcha luta contra um de seus Cells Jrs. e depois auxilia Gohan no combate final contra o andróide. No futuro alternativo de Trunks, Yamcha e todos os Guerreiros Z foram mortos pelos andróides Número 17 e Número 18. Sete anos depois, Yamcha se aposenta das lutas e se torna um espectador do 25º Torneio de Artes Marciais. Porém, ele acaba sendo morto por Majin Boo mas logo volta a vida graças, novamente, a Porunga. Dez anos mais tarde, Yamcha se despede de Goku quando este parte para treinar Oob.

[editar]HabilidadesEditar

No início da série, Yamcha demonstra ser um exímio espadachim. Ele também sabe manuziar diversar armas como revólveres ebazucas. Ademais, ele também consegue pilotar vários veículos tais como jipes e aviões. Com o passar do tempo, Yamcha aprende a voar através do Bukû-jutsu (舞空術? "Técnica de Dança no Céu") e passa a utilizar seus meios de transporte somente quando está em público. O fato de ele estar em constante treinamento desde a sua primeira aparição faz com que Yamcha tenha velocidade, força e agilidade sobre-humana. Seu golpe característico é o Roga Fufu Ken (狼牙風風拳"Punho do Lobo Selvagem"?) onde ele imita os movimentos de um lobo para desferir inúmeros socos, arranhões e chutes no adversários. Ele também consegue realizar uma versão mais rápida do ataque chamada Super Roga Fufu Ken. Como um aluno do Mestre Kame, Yamcha aprendeu o Kamehameha (かめはめ波? "Onda Destrutiva da Tartaruga"), um grande raio de energia disparado pelas mãos do usuário. Sua técnica mais poderosa, criada por si mesmo, é a Soukidan (繰気弾"Esfera de Energia Controlável"?). É uma esfera de Ki que Yamcha pode controlar com seus dedos indicador e médio. No anime, o personagem é capaz de criar uma versão maior chamada Super Soukidan. Ela, entretanto, não é controlável e explode em contato com o alvo. Yamcha é um dos terráqueos mais poderosos de seu planeta, junto de Tenshin Han e Kuririn. Ele também é um ótimo jogador de baseball.

[editar]ReçepçãoEditar

Yamcha foi bem criticado ao longo dos anos. O Anime News Network considera o retorno de Yamcha no 22º Torneio de Artes Marciais um dos eventos mais significantes da Saga Tenshin Han. O ANN também o comparou com Kenshin Himura, protagonista de Samurai X, dizendo que ambos possuem uma cicatriz que revela um pouco do passado dos personagens. O site THEM Anime Reviwes comentou que se algum novato vier a assistir Dragon Ball Z sem ter visto Dragon Ball, ele perderá muitos fatos importantes como a antiga vida de Yamcha como um ladrão do deserto.Enquanto revia o primeiro volume do mangá, o escritor Aviva Rothschild do site Rationalmagic.com apontou os seus momentos cômicos favoritos. Um deles era o "congelamento absolutamente perfeito que Yamcha teve ao ver Bulma pela primeira vez". Seu dublador japonês, Tōru Furuya, classificou Yamcha como um de seus seis trabalhos favoritos e uma inspiração para a sua carreira musical. O ator Joon Park disse que se sentiu muito responsável pelos fãs de Dragon Ball quando interpretou Yamcha. Ele também fez o seguinte comentário sobre o personagem: "Ele é um pouco diferente dos outros personagens por que todos tem uma especialidade [...] Yamcha é basicamente um rato do deserto, mas ele não é tão durão quanto parece ser".O GameSpot comentou que quase todo herói em Dragon Ball Z pode ser considerado um Guerreiro Z, mas somente alguns pertencem verdadeiramente à esse grupo. Yamcha é um deles.

Vários produtos de mercado foram lançados com o nome e o rosto de Yamcha. Dentre esses produtos estão canecas, bonés,figuras de ação e até mesmo DVDs.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória