FANDOM


SonGoten

Son Goten Quando Criança

Son Goten (孫 悟天Son Goten, mais conhecido somente como Goten) é um personagem fictício da franquia Dragon Ball. Ele marcou sua estréia em 4 de novembro de 1993 no capítulo de número 425, Eles sabem!! (バレた!!!"Bareta!!!). No mangá, Goten é o segundo filho do protagonista Son Goku e melhor amigo de Trunks. Para proteger o planeta Terra os dois garotos aprendem a se fundir em um único guerreiro chamado Gotenks.

AparênciaEditar

Goten17

Goten Aos 17 Anos

Goten é mais reconhecido por ter uma aparência extremamente semelhante a de seu pai. Apesar de não ser um legítimo Saiyajin, Goten têm um penteado espetado e de cor preta, característico da raça. Ele também nasceu com um rabo que foi cortado alguns momentos após o seu nascimento e possui o grande apetite dos Saiyajins.Goten é apresentado vestindo o uniforme da tartaruga, apesar de nunca ter utilizado o kanji do mesmo, com uma camisa azul por baixo e uma faixa preta. Durante eventos formais, no anime e no especial de TV, ele é visto com um casaco chinês azul com mangas vermelhas. No final do mangá, Goten completa 17 anos. Seu cabelo está maior e bagunçado enquanto sua vestimenta é composta por uma camisa bege com mangas verdes e seu nome escrito, uma calça jeans e pulseiras laranjas. Ele volta a usar o uniforme da tartaruga, ainda sem o kanji, para participar do próximo Torneio de Artes Marciais. Sua aparência é remodelada em Dragon Ball GT, com ele vestindo uma camisa cor de ciano, depois substituida por uma branca, uma calça roxa e um cinturão. Seu penteado agora é um topete.[4]

Assim como outros personagens, Goten têm a capacidade de se transformar em Super Saiyajin fazendo com que seu cabelo se torne dourado e seus olhos ganhem uma coloração verde clara.


HistóriaEditar

Goten nasceu algum tempo depois dos Jogos de Cell e não conheceu seu pai, tendo Gohan como uma imagem paterna. Conforme crescia, Goten desenvolveu o gosto natural dos Saiyajins por batalhas e por isso não foi obrigado a estudar como seu irmão, pelo contrário, sua mãe lhe ensinou o básico da luta. Ele também se tornou o melhor amigo de Trunks e os dois frequentemente desenvolveram seus poderes enquanto "brincavam de lutinha". Com o tempo o garoto alcançou o estágio de Super Saiyajin, apesar de que isso irritou sua mãe. Aos sete anos de idade, Goten treina com Gohan para o 25º Torneio de Artes Marciais onde conhece seu pai, que consegue a permissão para passar um dia no Mundo dos Vivos. Ele participa do Torneio Juvenil e acaba em segundo lugar, perdendo para Trunks. Os dois ainda participam do Torneio dos Adultos disfarçados de um lutador que eles nocautearam. Quando Majin Boo é libertado, Goten tenta lutar contra o demônio mas acaba sendo impedido por Vegeta. Goku e Piccolo então resolvem-lhe ensinar a técnica da Fusão através da Dança Metamoru para que ele se fundisse com Trunks. Os dois rapidamente dominam a técnica e o resultado é o poderoso Gotenks. Sem ouvir as advertências de Piccolo, Gotenks parte para a batalha e acaba sendo derrotado. Goten e Trunks passam mais três dias aperfeiçoando seus poderes e depois lutam, novamente como Gotenks, contra Super Boo na Morada do Tempo. Desta vez, Gotenks consegue levar a melhor mas a Fusão acaba se desfazendo e os dois garotos são absorvidos. Dentro do corpo de Boo, o DNA de Goten é utilizado para criar anti-corpos com todos os seus poderes. Mais tarde, Goten é libertado por Goku e Vegeta e entrega sua energia ao seu pai para que ele podesse completar a Super Genki Dama. Dez anos depois, Goten se despede de Goku quando ele parte para treinar com Oob.


HabilidadesEditar

Goten é mais poderoso do que vários personagens já foram em diversas fases de suas vidas, inclusive seu pai quando era criança e um jovem adulto. Assim como Gohan e Trunks, Goten é o resultado imensamente poderoso do cruzamento entre um Humano e um Saiyajin, apesar de que seu poder nunca foi totalmente liberado. O fato de ser meio Saiyajin lhe garante velocidade, força, agilidade e reflexos sobre-humanos. Ademais, ele possui a habilidade natural de aumentar seu poder ao se recuperar de uma luta. Em constante treinamento, Goten também conseguiu desenvolver a habilidade de detectar Ki e dominou facilmente o Buku-jutsu (舞空術), técnica utilizada para voar. O personagem também têm um talento para controlar o seu Ki e consegue aprender facilmente alguns golpes como o Kamehameha (かめはめ波"Onda Destrutiva da Tartaruga"), uma raio de energia disparado pelas mãos. Ele também consegue elevar o ataque criando o Super Kamehameha (超かめはめ波? "Super Onda Destrutiva da Tartaruga"). Em batalha, Goten opta por metralhar o inimigo com inúmeras esferas de energia. Ele também consegue se envolver em Ki para aumentar a sua eficiência em um confronto, emaná-lo de seu corpo para atacar em um ângulo de 360º ou simplesmente moldá-lo em diferentes ataques.

Aos sete anos Goten conseguiu ativar o seu estado de Super Saiyajin mas só o usou pela primeira vez quando se enfureceu em um dia de treinamento com sua mãe. Ao entrar nesse estágio seu poder aumenta em cinquenta vezes. Sua técnica característica é a Dança Metamoru que pemite que ele se funda com Trunks para criar Gotenks. Diferentemente de ambos, Gotenks consegue atingir o Super Saiyajin 3.


RecepçãoEditar

Diversos itens de mercado como bonecos, chaveiros, relogios de pulso], entre outros foram feitos sobre Goten.

Apesar de ter feito a sua estréia no final do mangá original, Goten já foi listado como um personagem principal pela revista Mundo Estranho, bem como um dos sete heróis principais de Dragon Ball Z pelo site About.com. Desde a sua primeira aparição, Goten tem recebido críticas favoráveis. Em uma pesquisa de popularidade dentre os personagens da série, Goten ficou em sexto lugar. O site Anime News Network observou que parte da comédia contida no início da Saga Boo vem de Goten e Trunks. Por outro lado, também foi comentado que os garotos eram uma das duas salvações inicias da Terra, a outra sendo Gohan.Sua batalha contra Trunks no Torneio Juvenil foi comentada pelo site Mania Entertainment como uma cena marcante e muito valiosa para qualquer fã deDragon Ball Z. Fátima Noya, a dubladora brasileira de Goten, e também de Gohan quando criança, afirmou que considera Goten mais nervoso do que seu irmão. Sua participação nos filmes também foi comentada. Sua luta contra Adolf Hitler é considerado um dos momentos mais engraçados do décimo segundo filme, especialmente a parte em que Hitler, ao ver Goten na forma de Super Saiyajin, resolve recrutá-lo para seu exército nazista. O site UGO.com colocou Goten e Trunks em 10º na sua lista "Dançando com as estrelas da TV: Nossos Dançarinos Fictícios Favoritos", comentando que a Dança Metamoru deve ser perfeita para ter um bom resultado.

Em contradição com as outras críticas, Goten também recebeu algumas negativas. Enquanto estava revendo o filme Dragon Ball Z: O Combate Final, a Mania Entertainment revelou pensar que Goten é um dos personagens menos interessantes para ser o protagonista em um filme. O website DVD Talk fez o seguinte comentário: "Goten e Trunks tiveram que se fundir a fim de ter uma chance contra Majin Boo, coisa que eles realmente nunca tiveram".

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória