FANDOM



Son Goku (孫 悟空Son Gokū, também conhecido apenas como Goku) é um personagem fictício e o protagonista da franquia Dragon Ball criada por Akira Toriyama . Sua primeira aparição ocorreu em 1984, no

200px-SonGoku.jpg

Son Goku

primeiro capítulo do mangá Dragon Ball, publicado na revista Weekly Shōnen Jump. Goku é inspirado emSun Wukong, personagem principal do romance Jornada ao Oeste. Porém, Toriyama mudou algumas de suas características para ser mais original. Goku é apresentado como um menino estranho com rabo de macaco e força sobre-humana. Conforme a história se desenrola, é revelado que ele descende de uma raça fictícia chamada Saiyajins, os mais fortes guerreiros do universo da franquia.

Como protagonista da franquia, Goku é apresentando em todos animes, mangás,filmes, jogos eletrônicos e OVAs da série. Também é alvo de paródias e já fez várias aparições em eventos televisivos e outras séries como Dr. Slump e Neko Majin Z. Graças a grande popularidade de Dragon Ball, Goku se tornou um ícone japonês e as críticas a seu respeito são extremamente positivas, fazendo dele um dos maiores personagens de anime e mangá de todos os tempos.

Criação e concepçãoEditar

Goku foi baseado em um do primeiros personagens de Toriyama chamado Tanton, o protagonista da série Dragon Boy. Nessa história, a principal característica física de Tanton era um par de asas. Quando Akira decidiu criar Dragon Ball, ele usou o romance Jornada Ao Oeste de Wu Cheng'en como inspiração. O nome adotado por Toriyama para a personagem é a escrita japonesa do nome chinês Sun Wukong, que é a personagem central da história. Para ser criativo com o personagem, Toriyama declarou que ele projetou Goku para ser um garoto humano com um rabo de macaco, em vez de ser um símio completo como Sun Wukong. Ele deciciu fazer isso por que o rabo seria visível até mesmo quando Goku tentava escondê-lo. Apesar de Goku ser tratado como uma pessoa de outro planeta, Toriyama tinha inicialmente a idéia de fazer dele um terráqueo, mas, com a introdução de novos lutadores de outros planetas, foi mais tarde estabelecido que Goku é um Saiyajin.

A fim de avançar a história mais rápido, Toriyama deu a Goku a habilidade de se teletransportar para qualquer planeta em apenas alguns segundos.

Toriyama explicou que o uniforme keikogi de Goku é baseado nas vestes usadas pelos monges shaolins da China, sendo que ele queria que Dragon Ball assumisse um "toque" chinês. Durante a evolução inicial do mangá, vários leitores comentaram que Goku era bastante simples, de modo que o autor mudou sua aparência e adicionou diversos personagens como o Mestre Kame e Kuririn, então criou torneios de artes marciais para fazer a mangá mais baseado em combates. Desde que foi comentado que Goku certamente venceria o torneio, Toriyama o fez perder nos dois primeiros, e vencer somente o terceiro em que participara.

Com o fim da Saga Cell, no volume 35, Gohan foi concebido para substituir o pai como o principal protagonista, mas Toriyama acabou por pensar que Gohan era inadequado para isso, então houve a Saga Boo.

AparênciaEditar

174px-Kamepng.png

Símbolo da Tartaruga, o primeiro kanji de Goku.

Goku é geralmente reconhecido por seu estilo único de cabelo, que nunca muda, exceto em suas formas Super Saiyajin, em que seu cabelo muda de cor e tamanho com base no nível. Na Saga Cell, Vegeta explica que os puros Saiyajins nascem com um penteado que permanecerá do mesmo jeito pelo resto da vida. Devido à sua devoção à Terra, Goku prefere se vestir com um uniforme da tartaruga, e recusa todas as ofertas para utilizar as roupas de batalha usadas pelos Saiyajins, devido ao fato de que ele se auto considera um Saiyajin que foi criado como humano. Contudo, ele veste uma das armaduras Saiyajins feita por Bulma, durante seu treinamento com Gohan na Morada do Tempo, em virtude de ficar mais poderoso para enfrentar Cell.Em sua infância, Goku foi introduzido pela primeira vez vestindo um uniforme azul com pulseiras vermelhas e uma faixa branca amarrada em uma curva. Assim que começa seu treinamento com Kame, ele recebe seu uniforme da tartaruga, laranja, com pulseiras azuis e uma faixa preta amarrada em um nó, e depois de seu treinamento com Kami-Sama, acrescenta a camiseta azul por baixo do uniforme as, botas azuis com uma listra vermelha e um cinto azul. Goku também é visto frequentemente a usando o kanji de seus mestres na frente e no verso de seus uniformes, o primeiro kanji sendo de Kame (亀"Tartaruga"), o segundo de Kaioh (界王"Rei dos Mundos") e o terceiro, sendo seu próprio kanji, Go (悟,significando "sabedoria" ou "iluminação"). Eventualmente, ele deixa de usar um kanji
e também usa uma cinta de ceda azul no lugar do cinto. Até o final do mangá, Goku é mostrado vestindo um novo traje composto de uma camisa azul aberta, calças cinza e pulseiras laranja e caneleiras. Em Dragon Ball GT, sua aparência inteira foi renovada, com ele vestindo uma camisa azul dobrável, calça amarela, pulseiras cor de rosa, e caneleiras brancas, assim como uma pele mais bronzeada.

PersonalidadeEditar

Son Goku começa a série como um bebê violento e agitado, mas ao bater a cabeça quando sofreu de uma queda d'água, o seu comportamento muda bruscamente. Ele torna-se educado, obediente e calmo, seguindo sempre as ordens do seu avô adotivo, Son Gohan. Contudo, Son Goku tem um grande poder Saiyajin dentro de si, que muitas vezes é libertado pela sua fúria. Devido ao seu sangue Saiyajin, ele era mais poderoso que a maioria dos inimigos que enfrentava e retornando-se sempre mais forte do que antes. Mesmo assim, por causa dos seus mestres Son Gohan e Kame, sempre é gentil com os outros, chegando ao ponto de tentar não matar nenhum inimigo. É mostrado em Dragon Ball que Son Goku não tem maldade no coração. Quando perde uma luta, não se enfurece, mas aceita isso com uma lição. Tem uma grande facilidade para aprender técnicas, podendo dominá-las observando-as unicamente. Quando adulto, Son Goku torna-se mais cuidadoso e poderoso. Ao longo de toda sua vida, Goku demonstra apreço por pescar, comer e lutar contra inimigos mais poderosos do que ele[16]. Son Goku tem um afeição especial por cada um dos seus amigos, e a perda de qualquer um pode fazê-lo descontrolar-se e liberar todo o seu poder. Ao longo da série é possível concluir que ele é na maior parte das vezes quem alcança o poder mais elevado da história do Dragon Ball (Z, GT). Contudo, e apesar da sua significativa dedicação em árduos treinos, existe sempre alguém mais forte ainda o que o obriga a treinar sempre a redobrar. O seu poder alcança dimensões descomunais, fazendo com que a sua missão seja a de proteger todo o universo. Na maioria dos casos, a vontade de resguardar os seus amigos, assim como o planeta terra são o motivo substancial que lhe dá forças para continuar a lutar até a exaustação. Esta persistência em vencer a todo o custo o inimigo, torna-o num guerreiro audaz, corajoso e destemido, sendo para muitas das outras personagens, o paradigma de um Saiyajin (サイヤ人Saiya-jin) ou, como em Portugal se designa, de umSuper-Guerreiro. A sua personalidade única, faz com que alguns dos seus inimigos passem a olha-lo como uma meta e não propriamente como um obstáculo a ser eliminado. É o personagem preferido, por muitos, desta série televisiva.

HistóriaEditar

Originalmente batizado como Kakarotto (カカロット), Goku é membro de uma raça fictícia de extraterrestres,

220px-Kamehameha.jpg

Goku realizando o Kamehameha em sua luta contra Vegeta

os Saiyajins. Logo após seu nascimento, Goku é enviado à Terra, para destruir as formas de vida locais e preparar o planeta para venda no mercado intergalático. Graças a uma pancada na cabeça que lhe causa amnésia, Goku esquece sua missão e passa a ter como objetivo se tornar mais forte, simplesmente pelo prazer da tarefa. No início da série, Goku conhece uma adolescente extremamente inteligente chamada Bulma, o ladrão Yamcha e duas criaturas transmorfas, Oolong e Pual. Também encontra um de seus melhores amigos, Kuririn, e outros guerreiros durante seu treinamento. Ao participar de diversos torneios de artes marciais, Goku também enfrenta seus futuros aliados Tenshin Han e Chaos, assim como Piccolo.

Já adulto, Goku conhece seu irmão mais velho, Raditz, e tal encontro resulta em sua morte. Após ser trazido de volta à vida pelas Esferas do Dragão, Goku continua a enfrentar outros inimigos ligados à sua herança genética, como Vegeta, que posteriormente se torna seu aliado, e Freeza, cujas ações levam Goku a se transformar em Super Saiyajin. Após a batalha com Freeza, o foco do enredo deixa o passado de Goku de lado e outros inimigos são apresentados no universo da série. Mais tarde, Goku treina seu primeiro filho, Gohan, para ser seu sucessor e se sacrifica em uma batalha contra Cell, uma maléfica criatura artificial. Goku retorna à Terra sete anos depois e conhece seu segundo filho, Goten. A seguir, se vê em uma batalha contra o monstro mágico Majin Boo e também enfrenta Vegeta, sob controle de Babidi. Goku consegue destruir Boo com a técnica Genki Dama e conhece a reencarnação humana de seu oponente, Oob, dez anos depois. Os dois partem em uma jornada e Goku o treina para ser o próximo defensor do universo.

HabilidadesEditar

Durante toda a série, Goku é a personagem que mais possui conhecimento sobre técnicas de batalha. Devido ao fato de ser um Saiyajin, seu poder aumenta sempre que ele se recupera de uma batalha. Além disso, ele tem força e velocidade sobrehumanas, graças também, ao fato de ser um Saiyajin e aos duros treinamentos que realiza dia-a-dia. Como todos os guerreiros, ele pode voar utilizando o Bukû-jutsu (舞空術"Técnica de Dança no Céu").

Sua primeira técnica energética foi o Kamehameha (かめはめ波"Onda Destrutiva da Tartaruga"), que se tornou sua principal técnica. Ele a aperfeiçoou, criando suas variações, Super Kamehameha (超かめはめ波"Super Onda Destrutiva da Tartaruga") e oKamehameha Aumentado 10x (10倍かめはめ波"Onda Destrutiva da Tartaruga Aumentada 10x"). O golpe é simples, bastando concentrar parte do Ki e dispará-lo pelas mãos, mas Goku também consegue realizá-lo com os pés. No 21º Torneio de Artes Marciais, ele domina o Zanzouken (残像拳"Punho da Imagem Remanescente"), a técnica de se mover tão rápido que a imagem permanece parada no lugar.

Enquanto treinava com o Kaioh do Norte, ele desenvolve suas duas técnicas. O Kaioh-Ken (界王拳? "Punho do Rei do Mundo"), é uma técnica que aumenta a força do usuário e, o deixa envolto numa aura vermelha. Entretanto, a grande ampliação do Kaioh-Ken pode levar a morte. Goku consegue aumentá-lo em vinte vezes. A Genki Dama (元気玉? "Bola de energia '") é um ataque que consiste em reunir todo a energia de seu usuário ou dos seres-vivos que lhe derem energia. Foi usada em sua primeira luta contra Vegeta, porém foi lançada por Kuririn. Na luta contra Freeza, Goku realiza uma maior, com a energia de Namekusei e dos planetas próximos. Com Majin Boo, a Super Genki Dama (自然の超球"Super Esfera da Natureza") e contra Omega Shenlong, a Genki Dama Universal (全世界の元気玉"Esfera Global de energia"). Com os Yadoratsujins, Goku domina o Teletransporte (瞬間移動"Shunkan Idō"), que é usado principalmente para levar ele e seus amigos para outros planetas. Fora da série, no 13º Filme da série, Dragon Ball Z - Explosão do Punho do Dragão! Se Goku não conseguir, quem conseguirá?, ele realiza uma das técnicas mais devastadoras, o Punho do Dragão(龍拳? "Ryuken"). Consiste em liberar toda a energia, em forma de um grande dragão dourado que desintegra tudo o que toca.

Em sua infância, Goku ganhou de seu avô o Nyobo, um bastão mágico que pode crescer o quanto Goku ordenasse. Porém, ele nunca o usou para matar. Também recebeu do Mestre Kame, a Kitoun, a nuvem voadora. Com o decorrer da história, ele se torna a personagem que mais atinge os níveis Saiyajins. De início em Dragon Ball se transforma em Oozaru ao olhar para a Lua. Em Dragon Ball Z, chega ao Super Saiyajin ao presenciar a morte de Kuririn, na Morada do Tempo, adquire o Ultra Super Saiyajin. Enquanto treinava no Outro Mundo, atinge os Super Saiyajin 2 e Super Saiyajin 3. Muito depois, em Dragon Ball GT, se transforma noOozaru Dourado e no Super Saiyajin 4. Fora suas transformações, Goku é capaz de criar Vegetto e Gogeta através das fusões Potara e Metamoru, as duas com Vegeta.

RecepçãoEditar

Goku tem sido bem recebido por publicações de mangá, anime e outras mídias. Em 1993, Goku ficou em segundo lugar em uma pesquisa de popularidade dos personagens da série, perdendo para seu filho Gohan. Contudo, na pesquisa seguinte ele atingiu o primeiro lugar. O site Anime News Network observou que Goku é uma boa parte da comédia da série e comentou que, depois de todos os eventos que acontecem com ele, ele ainda é o mesmo personagem ingênuo. O site THEM Anime Reviews observou que Goku não é o "poder central" na primeira série, assim como em Dragon Ball Z, em que ele aleatoriamente desaparece entre as sagas, para treinar e aumentar sua força. Também gostaram de como a série mostra sua história, fazendo dele um bom protagonista.Rationalmagic.com elogiou a inocência de Goku como uma das partes mais engraçadas da série. Sua viagem e crescente força resultou no personagem ganhando a "admiração de jovens em toda parte". Ele também ficou em 1º lugar no Top 25 dos Personagens de Anime de Todos os Tempos, feito pela IGN.Ficou na mesma colocação nos "10 Maiores Ícones Heróis de Animes", feito pela Mania Entertainment, escrito por Thomas Zoth que comentou que "Goku e Dragon Ball revolucionaram completamente o gênero shonen".

Diversos itens de mercado de Goku foram criados e vendidos, incluindo figuras de ação, pelúcias e chaveiros. Ele também já apareceu estampado em latas de café vendidos pela empresa japonesa Pokka.Em 2005, O Leitor Diário publicou um artigo chamado "Os Maiores Heróis Geeks de Filmes de Todos os Tempos". Goku era o único personagem animado da lista, onde ficou em 10º lugar. Outros autores de mangá como Eiichiro Oda e Masashi Kishimoto, criadores de One Piece e Naruto, usaram Goku como inspiração para a criação de Luffy e Naruto.No ano 2000, Goku ficou em 3º lugar em uma votação de personagem favorita realizada pelo Animax. Em uma pesquisa realizada por Oricon, em 2007, feita por 1000 pessoas, Goku foi classificado em primeiro lugar como o "Personagem de Mangá mais Poderoso de Todos os Tempos".Na pesquisa "amizade" desenvolvida pelo site rankingjapan.com, em que as pessoas tinham que escolher o personagem de anime que gostariam de ter como amigo, Goku ficou em quinto lugar. Masako Nozawa, a dubladora japonesa de Goku, comentou que gostou do momento em que Goku perdeu sua cauda porque que isso o fez mais normal; mas gostou mais ainda do fato dele ter permanecido o mesmo. Wendell Bezerra, seu dublador brasileiro durante sua fase adulta, fez o seguinte comentário sobre Goku durante uma entrevista: "Eu gostei muito do Goku. Ele é engraçado, atrapalhado, meio xarope e não é do tipo heroizinho metido". Jackie Chan afirmou em um registro que Goku é seu personagem favorito de Dragon Ball. Goku também se classificou em 15º na lista "Melhor Alienígena nos Quadrinhos" realizada pelo site UGO.com.

A banda alemã Goku leva o nome baseado no personagem. O cantor da banda, Thomas Dürr, escolheu esse nome por que Goku personifica a filosofia da banda, afirmando que era "fascinado pela ingenuidade e alegria de Goku, que ao mesmo tempo é um grande guerreiro à salvar o mundo". Em 2010, o artista chinês Edison Chen criou uma estátua de Goku, feita de fibra de vidro, como parte da sua coleção "I Hate You For Looking!". A estátua apresenta a expressão facial de Edison no corpo de Goku. O canal AnimeCentral classificou a luta de Goku contra Freeza como a melhor luta de anime de todos os tempos, comentando que "lutas não ficam mais épicas do que esta". Goku e Luffy empataram em primeiro lugar em uma pesquisa sobre o maior herói de anime da Fuji TV

Video

Goku's Kamehameha... with a twist01:17

Goku's Kamehameha... with a twist

Goku Realizando O Kamehameha-Teletransporte Na Luta Contra Cell



Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória