FANDOM

Saiyajin (サイヤ人Saiya-jin?) é uma raça presente nos mangás e animes da série Dragon Ball. Na versão de Portugal são chamados de guerreiros-do-espaço.

Kami é um som do japonês nativo que é representado pelo ideograma pronunciado Shen em Chinês, e Shin ou Jin em Sino-Japonês. É frequentemente traduzido como "O Deus", ou "Deus".

CaracterísticasEditar

Os Saiyajins são uma raça guerreira. Desde pequenos eles são observados para descobrir os mais aptos a lutar. Os bebês rejeitados nessa seleção (chamados de classe baixa) são mandados para um planeta com seres de poder inferior para que possa destruí-los. Não se sabe exatamente como era organizada a cultura ou a civilização dos Sayajins, pois a série Dragon Ball não chegou a de fato explorar com detalhes essas caracteristicas mas especula se que viviam numa sociedade similar a de povos conhecidos por sua característica guerreira como os romanos, os espartanos, os astecas, os assirios, etc. Sabe se que os Sayjins se dividiam em castas conforme o poder de luta de seus membros (classe baixa, classe média, classe alta).

[editar]AparênciaEditar

Os Saiyajins dos níveis 1 ao 3 são parecidos com os humanos, mas têm os cabelos dourados. O Super Saiyajin tem o cabelo do mesmo tamanho que o usuário, mas são dourados e espetados para cima. O Super Saiyajin 2 tem o cabelo um pouco maior e mais espetado e aparecem pequenos raios em seu ki. O Super Sayajin 3 também tem cabelos dourados e tem o tamanho até os joelhos, não tem sobrancelhas como se fossem raspadas, e pequenos raios azuis aparecem ao redor do seu corpo.

Os Super Saiyajins do nível 4 têm aparência semelhante à de um ser humano comum, com exceção de uma cauda de macaco vermelha e de pelos avermelhados cobrindo boa parte do corpo. Eles também possuem outras características peculiares: os cabelos são quase sempre da mesma cor de antes da transformação, apenas um pouco maiores e não tão espetados como em outas transformações, os olhos continuam claros, como nas outras fases do Super Sayajin, mas com algumas variações na cor e aparece um contorno vermelho envolvendo os olhos (essas características são apenas dos Saiyajins de sangue puro).

Os Super Saiyajins do nível 4 somente se encontram em Dragon Ball GT, a série não baseada no mangá original, e não criada peloautor de Dragon Ball, Akira Toriyama. Por essa razão a transformação de Super Saiyajin 4 é vista por muitos como um "aparte", e não faz parte da história original da série (assim como a série Dragon Ball GT não faz parte da história original).

Além disso, os Saiyajins envelhecem mais lentamente - a razão disso provavelmente é a grande quantidade de energia e força que possuem, levando em consideração que os humanos da série que eram fortes também envelheciam mais lentamente. Quando Vegeta é questionado sobre isso por Bulma, ele responde que o motivo de envelhecerem lentamente é devido ao fato de que essa raça, à medida que continuam a evoluir seu sangue guerreiro, começa a se manter jovem para que possam lutar por mais tempo. Logo, quanto mais forte, mais lentamente o Saiyajin envelhece,outra curiosidade sobre seus cabelos é que ele não muda desde o nascimento então ele não cresce até a sua velhice Exe:Goku, Vegeta e outros Saiyajins de sangue puro(exceto Nappa, pois ele já teve cabelo por mais incrível que pareça o perdeu), mas essa característica não ocorre nos que são meio Saiyajins Ex:Gohan, Goten, Trunks e todos os outros meio Saiyajins,outra característica que não é presente nos meio Saiyajins é de geralmente ter o cabelo escuro (preto, castanho e até azul escuro) Exe:Trunks, Bra.

[editar]CaudaEditar

Possuem uma cauda que faz com que se transformem em gorilas gigantes - chamados de Oozaru - quando vêem a lua cheia, a única coisa que consegue refletir raios solares suficiente para emanar raios blutz. Ao atingirem um nível de 17.000.000 (17 milhões; 1,7 x 10^7) de raios blutz que, absorvidos pelos olhos de um Saiyajin com cauda, este reage e começa a transformação. Nessa forma eles não perdem a consciência, exceto os siyajins que não agem como sua espécie (ex: quando Goku e Gohan se transformam em oozaru perdem a consciência e voltam a ser sayajins malignos), aumentando a força do sayajin em 10 vezes, tornando-se incontroláveis. Uma vez transformados, só há três modos de voltarem ao normal: aguardar o amanhecer, cortarem a cauda ou destruir a lua. Vegeta também mostrou que é possível criar uma espécie de lua artificial, assim como fez em sua luta contra Goku na terra. Somente os sayajins que tem o intuito de matar e destruir a qualquer preço conseguem controlar bem essa transformação.

[editar]Super força e velocidadeEditar

O planeta Vegeta tem sua gravidade 10 vezes superior a da Terra. Naturalmente, mesmo as crianças apresentam força bem superior a de um ser humano comum, e consequentemente a velocidade deles também é bem maior, possuindo reflexos incríveis. Isso, combinado ao fato de serem guerreiros por natureza, rapidamente os tornam guerreiros ainda mais poderosos.

[editar]RecuperaçãoEditar

Os Saiyajins são uma raça guerreira, e uma de suas habilidades especiais é a de se tornarem mais fortes após serem feridos gravemente, e se chegarem ao ponto de quase morrer devido a lesões físicas graves e se recuperarem, seu poder de luta aumentará incrivelmente. Isso talvez explique o desejo natural dos Saiyajins por lutarem com guerreiros mais poderosos do que eles, pois sabem ainda que de maneira inconsciente que isso os deixará ainda mais poderosos. Conclui-se então que quanto mais poderosos os inimigos que enfrentam mais poder adquirem se conseguirem vencer ou escapar com vida.

[editar]HistóricoEditar

No começo os Saiyajins eram um povo bárbaro, que viviam em cavernas e florestas. Viviam juntos com os Tsufurujins no Planeta Plant. Um dia um representante dos sayajins (possível pai do Rei Vegeta) fizeram uma aliança com os Tsufurujins. Que seria, Se os Sayajins dominassem planetas para eles viverem eles davam sua tecnologia altamente avançada. Mas os Sayajins por sede de poder esperou vir a lua mais próxima (que vinha de 200 em 200 anos) para matá-los. Após uma longa guerra, os Saiyajins venceram os Tsufurujins e herdaram sua tecnologia. O Planeta Plant foi renomeado como Planeta Vegeta, em homenagem ao Rei Vegeta, o soberano dos Saiyajins. Alguns anos depois, passaram a trabalhar para Freeza como mercenários, destruindo a civilização de vários planetas para o próprio Freeza. Em contra-partida, Freeza passou a temer a lenda do Super Saiyajin e que os sayajins se unissem contra ele, tratou de matar o Rei Vegeta destruindo, em seguida, o planeta Vegeta com uma única bola de energia, matando na explosão Bardock e quase todos os outros Saiyajins.

Da tragédia sobreviveram apenas os Saiyajins que não estavam no planeta: o Príncipe Vegeta, Nappa (seu tutor), os filhos de Bardock, Raditz e Kakarotto (Son Goku) e, levando em consideração os filmes da série que não são baseados no mangá, Tales, Broly e seu pai, Paragus. Vegeta, Nappa e Raditz continuaram a trabalhar como mercenários para Freeza, que enganou-os dizendo que o planeta Vegeta fora destruído por um meteoro, enquanto Kakarotto foi enviado à Terra com a missão de conquista-lá. Brolly e Paragus, por sua vez, fugiram para outro planeta antes disso, pois Paragus temia que o Rei Vegeta matasse seu filho, Brolly, que havia nascido com poderes surpreendentes.

Kakarotto, ainda bebê, foi encontrado e adotado por um velho chamado Son Gohan, que o criou e o batizou de Son Goku. O bebê era muito nervoso e, em um de seus ataques de raiva, caiu de uma ribanceira e bateu com a cabeça numa pedra, perdendo a memória e a partir desse momento também perdeu seu temperamento extremamente agressivo, passando a ser um bom garoto e aprendendo artes marciais com seu Avô.

[editar]Saiyajins notáveisEditar

GokuEditar

VegetaEditar

BardockEditar

NappaEditar

220px-Nappa.jpg

O Grande Nappa

Nappa (ナッパ?) é um dos Saiyajins que ficaram vivos após a destruição do Planeta Vegeta. Ele pertence uma família de nobres, e por isso recebeu o emprego de tutor de Vegeta quando este ainda era criança. Um ano após a morte de Raditz, Nappa e Vegeta chegam à Terra. Para tal embate, os guerreiros Z se prepararam com treinamentos variados. Goku, que tinha se sacrificado para derrotar Raditz, é ressuscitado com as esferas do dragão e está a caminho do local da batalha, voltando pelo Caminho da Serpente. Enquanto isso, os guerreiros Z passam por apuros ao enfrentarem Nappa, que é muito forte. Yamcha é morto por um Saibaman, após um descuido dele mesmo, e os próximos são: Ten Shin Han, após perder seu braço direito e usar todo o seu poder em um último esforço; Chaos, que também morre, após seu ataque suicida que revelou-se inútil; e Piccolo, que sacrifica sua vida para proteger o pequeno Gohan de um ataque mortal de Nappa. Com a morte de Piccolo, Kami Sama também morre e as esferas do dragão desaparecem. Quando tudo convergia para a vitória dos saiyajins, eis que Goku finalmente chega e a luta toma um novo rumo. Todos viam Nappa como um adversário invencível - os guerreiros Z chegaram a pensar que nem Goku seria capaz de derrotá-lo - porém, Nappa é vencido de forma humilhante. Vegeta então mata seu tutor sem piedade, ao ver seu péssimo desempenho na luta, principalmente porque Goku é considerado um guerreiro de classe baixa.

RaditzEditar

Raditz (ラディッツRadditsu?), juntamente com Nappa e Vegeta, eram sayajins a serviço de Freeza. Vem à Terra para buscar seu irmão, Goku, já que o trio estava tendo dificuladades em conquistar planetas. Até então Goku nada sabia sobre sua origem sayajin, mas Raditz revela-se ser seu irmão primogênito e diz que Goku foi enviado à Terra justamente para eliminar todos os terráqueos, deixando o planeta pronto para ser vendido. Como Goku não aceita sua origem maléfica, Raditz derrota-o com apenas um golpe e sequestra Gohan - até então com 4 anos de idade -, ameaçando assassinar a criança se Goku não matasse 100 terrestres dentro de 24 horas, e se aliasse ao seu irmão. Entretanto, Piccolo se une a Goku e juntos partem atrás de Raditz. Raditz então enfrenta seu irmão mais novo e o namekuseijin e, após cortar um braço de Piccolo e ferir muito Goku, é atacado por Gohan, que se enfurece e desperta seu incrível poder oculto. Em seguida, Raditz acaba sendo morto por uma emboscada armada pela dupla: Goku imobiliza-o pelas costas e Piccolo concentra todo seu ki, aplicando-lhe uma rajada perfuradora; entretanto, o poder o atravessa e também mata Goku. Este já sabia que isso ocorreria; porém, se sacrificou pelo bem de todos. Pouco antes de morrer, Raditz envia uma mensagem do seu rastreador para Vegeta e Nappa, que em um ano chegariam à Terra para vender o planeta e conquistar as Dragon Balls.

[editar]BrolyEditar

Ver artigo principal: Broly

[editar]TalesEditar

Tales (ターレスTãresu?) veio para plantar a árvore sagrada na Terra. Goku, Tenshinhan, Kuririn, Yamcha e Chaos tentam destruir a árvore sagrada, mas não tinha funcionado. Kuririn, tinha perdido contra o menos parecido com o homem, Chaos e Tenshin Han perdem contra os irmãos gémeos, Gohan (que mais tarde junta-se à batalha) é transformado em Oozaru e depois, fica muito fraco quando volta ao normal, Kuririn tinha perdido contra o mais alto dos vilões e Piccolo (que também vai à batalha depois de Tales ter agarrado em Gohan) é derrotado por Tales em duas ocasiões diferentes. Só restava Goku. Os outros vilões ao mesmo tempo atacaram Goku, mas Goku derrotou a todos. Depois disso, inicia um combate entre Tales e Goku mas Tales parecia ter a vantagem ao comer um dos frutos da àrvore sagrada, e deixou o herói quase morto. Como último recurso, Goku tentou usar uma Genki Dama em Tales, mas ele conseguir revidá-la graças aos poderes que ganhou comendo o a Fruta do Poder. Caído no chão e sem mais esperanças, Goku retira energia da Árvore Sagrada para fazer uma nova Genki Dama. Ele e Tales se encaram por um momento e se atacaram simultaneamente, mas a nova Genki Dama foi mais forte e destruiu Tales junto com a árvore sagrada.

[editar]TarbleEditar

Tarble (ターブルTāburu?) é um jovem Sayajin e irmão mais novo de Vegeta, que veio a Terra para pedir ajuda ao irmão para derrotar os alienígenas Abo e Cado. Segundo Vegeta, Tarble havia sido mandado para uma estrela distante por ele ser muito fraco para lutar, e por isso veio a Terra pedir ajuda a Vegeta e aos Guerreiros Z para derrotar os alienígenas que o perseguiam.

[editar]OozaruEditar

Oozaru (大猿Ōzaru?, lit. "Grande Macaco") é um macaco gigante proveniente da transformação dos Saiyajins quando eles tem cauda e olham para a Lua cheia. O corpo fica coberto com pêlos marrom-escuro e os olhos ficam totalmente vermelhos. Seu poder é multiplicado por 10. Transformados em Oozaru os Saiyajins malígnos não perdem a razão e ficam descontrolados destruindo tudo com muita violência. Tal transformação teve papel fundamental na vitória dos Saiyajins sobre os tsufurujins. Poucos Saiyajins conseguem se controlar quando estão transformados, e é preciso ter experiência e muito treinamento para conseguir o controle. Eles só voltam ao normal quando a Lua não estiver mais no céu ou se perderem a cauda ou se a lua é destruida.

A Lua e a cauda são responsáveis pela transformação. O Sol ilumina a Lua e esta reflete a luz como raios Blutz que afetam a cauda do saiyajin. A lua cheia produz um nível de raios Blutz que chega a mais de 17.000.000 de Zeno, o que é necessário para a transformação. Alguns Saiyajins, como Vegeta, são capazes de criar uma Lua artificial com o seu Ki para transformar-se em Oozaru.

Esta Lua não pode ser destruída facilmente e dura 2 horas, no entanto, para fazê-la, o Ki do saiyajin é reduzido fatalmente. Como Oozaru, eles são capazes de atacar com um raio poderoso que sai da boca.

[editar]Oozaru DouradoEditar

É um Oozaru na forma Super Saiyajin. Tem aparência de um macaco gigante dourado. É uma forma de um Super Saiyajin mas como Oozaru. Essa transformação é singular, pois ela não necessita da Lua para a emissão de raios blutz, já que Goku transformou-se em Oozaru Gold após fitar os olhos na Terra. Vegeta, sendo controlado por Baby, transforma-se com a ajuda de uma máquina feita por Bulma (máquina essa que também o ajuda a transformar-se em Super Sayajin 4). Após essa transformação nasce o Super Saiyajin 4 que tem um corpo apto para luta e mais leve também. Goku é um dos poucos a conseguir esse feito, depois de se transformar em Oozaru Dourado ele consegue se tornar, com um incrível KI, o Super Sayajin 4; com o corpo coberto por um tipo de pelagem vermelha, somente com os peitos descobertos, cabelo um pouco maior que o normal mas só que continua preto, não fica loiro como nas outras transformações de Super Sayajin. Para se transformar em Oozaru Dourado é necessário ser da raça dos Sayajin, e todo Sayajin nasce com uma cauda para futuramente se tornar um Oozaru.

[editar]Níveis de SaiyajinsEditar

Níveis Requisitos Particularidades Características
Super Saiyajin

(SSJ)

¼ ou 1/16 de descendência Saiyajin O primeiro a atingir este nível éGoku, em sua luta contra Freeza ou Bardock, em sua luta conta Lorde Chilled O cabelo torna-se dourado e espetado e os olhos ficam verdes ou azuis. A massa muscular aumenta pouca coisa. A cauda torna-se dourada, ocorrendo o mesmo até o nível 3.
Ultra Super Saiyajin

(USSJ)

¼ ou 1/16 de descendência Saiyajin Vegeta e Trunks atingem esse nível enquanto treinavam na Sala do Templo. Posteriormente, ele é alcançado por Goku. É um nível de transição entre o Super Saiyajin e o Super Saiyajin 2. O cabelo fica totalmente espetado e a massa muscular aumenta exageradamente. Contudo, além de aumentar o poder de luta, a velocidade diminui.
Ultra Super Saiyajin fase 2

(USSJ2)

¼ ou 1/16 de descendência Saiyajin Mirai Trunks atingiu quando viu que o seu pai desmaiou. É a segunda fase de transição entre o Super Saiyajin e o Super Saiyajin 2.poucas coisas mudam da forma ussj. O cabelo fica totalmente espetado e a massa muscular aumenta exageradamente. Contudo, além aumentar o poder de luta, a velocidade diminui até que o corpo esteja acostumado com esse poder. Goku e Gohan conseguiram controlar todo o poder, mantendo alta velocidade.
Super Saiyajin 2

(SSJ2)

½ de descendência Saiyajin Quem chega primeiro neste nível éGohan ao ver o Andóide 16 ser destruído e descobrir que Cell destruiria a Terra. Depois, Goku alcança este nível treinando no outro mundo eVegeta alcança logo após ser controlado por Babidi que aumenta seu poder de luta e fazendo-o alcançar esse nível. Poucas diferenças entre este níve e o nível 1. Os cabelos ficam mais pontiagudos e uma grande franja cai sobre o rosto (no caso de Goku e Gohan). Além disso, os olhos ficam mais puxados e pequenos raios azuis envolvem o ki do Saiyajin. A massa muscular aumenta mais. Uma outra característica marcante é que o Saiyajin fica muito arrogante. Os cabelos ficam mais dourados.
Super Saiyajin 3

(SSJ3)

¾, pois apenas Goku eGotenks alcançaram essa transformação e por isso queGoten, Gohan e Trunks não avançam sozinhos.

Também pode ser visto como o limite das transformações Sayajins já que o criador das seríe (Akira Toriyama) não mostrou nenhuma outra além dessa, pois ele não participou de DBGT.

Conforme visto na série, o Super Sayajin 3 foi fruto de muito treinamento da parte de Goku. o motivo de gastar muita energia o próprio Goku explica a Picoolo no Templo Sagrado quando diz: "Eu não faço parte desse mundo". Conforme Goku, essa transformação lhe custaria caro pelo fato de ser um ser espiritual no mundo dos vivos. Esse é o motivo de que gaste tanta energia. Goten e Trunks, ao fazer a fusão, se transformam em SSJ3, mas como o tempo da fusão é de 30 minutos, não venceram Majin Boo. Quando Goku volta à vida mediante o lendário Dai Kaiohshin, Ele não tem limite de tempo para ficar transformado. Ele precisou descansar 1 minuto lutando com Majin Boo, devido ter gasto todos os seus poderes na luta. Em Dragon Ball GT, Goku se transforma em Super Saiyajin 3 para lutar com Baby Vegeta, mais logo após alguns segundos retorna a forma normal, pois o estado Super Saiyajin 3 requer um corpo adulto para aguentar tamanha energia, o corpo de Goku pequeno não aguentou. O cabelo cresce exageradamente para baixo até o joelho, as sobrancelhas somem, uma franja cai sobre o rosto (no caso de Goku, já no caso de Gotenks não) e os raios azuis continuam visíveis.
Super Saiyajin 4

(SSJ4)

Somente Saiyajins puros conseguem chegar a este nível Evolução existente apenas na série Dragon Ball GT, portanto não existia no projeto original. Goku consegue chegar naturalmente neste nível pois tinha sua cauda na ocasião;Vegeta precisou usar uma máquina criada por Bulma para alcançar a forma Oozaru Dourado, pois ele não tinha a cauda, e após isso ele se transforma em SSJ4. Pêlos avermelhados cobrem o corpo da cintura para cima com exceção da cabeça, mãos, abdome e do peitoral. O cabelo fica preto(com exeção de Gogeta, que parece mais com marrom avermelhado), chegando até às costas e os olhos podem ser dourados (Goku) ou azuis (Vegeta). Os raios que eram presentes nas formas SSJ2 e SSJ3 desaparecem, e só aparecem quando Goku está aumentando seu ki.
Lendário Super Saiyajin

(LSSJ)

Uma vez a cada mil anos de acordo com a lenda, surge o guerreiro mais forte do Universo. É uma transformação que apenas o lendário guerreiro Saiyajin consegue atingir,tem poder ilimitado, entretanto o corpo do Sayajin só suporta esse poder até um certo limite, sendo este limite maior que de um SSJ2 e um pouco menor que de um SSJ3, sendo que pode ficar ainda mais poderoso dependendo do seu ódio, fazendo seu corpo cada vez mais suportar mais poder, o único no Anime inteiro a obter essa transformação foi o guerreiro Broly, seu nível de luta é muito poderoso, mas não se iguala ao Super Sayajin 4. A massa muscular cresce exageradamente, não ocorre a perda de velocidade, o KI(No caso de Broly) ganha a coloração verde e as pupilas desaparecem.

Também no FANDOM

Wiki aleatória