Wikia

Dragon Ball Z Wiki

Dragon Ball Z:Budokai

Comentários0
32 pages em
Este wiki

Capa da versão PS2

Dragon Ball Z Budokai é um game de luta em 3D lançado para PS2 (novembro de 2002) e para Gamecube (outubro de 2003) que reúne todos os principais lutadores da bem-sucedida história de Akyra Toriama entre as sagas Saiajin (Nappa e Vegeta), Namek (Freeza) e Andróides (Cell). O game conta com mais de 20 personagens e mais de 5 cenários todos baseados nos principais eventos da série. O game, apesar de não ter sido tão bem-recebido pelos críticos, fez um enorme sucesso de vendas (mais de 1 milhão só o primeiro).


Modo StoryEditar

Como qualquer fã de Goku e Cia. já deve imaginar, o game se passa entre a luta de Goku e Piccolo contra Raditz e vai até a batalha final entre Gohan e Cell. Com certeza o que mais agrada nesse modo são as animações em 3D de todos principais momentos do anime que são completamente fiéis no game. Além disso, Budokai não se prende somente a história original e possuí algumas fases extras interessantes (mas pouco criativas) que mostram o que teria acontecido se Vegeta derrotasse Goku, ou Freeza o derrotasse, etc. Além de liberar mais personagens, é possível ganhar cápsulas, que são usadas para melhorar seu personagem.

[editar]World TournamentEditar

O World Tournament é outro modo onde o objetivo é ser o melhor e ganhar dinheiro para gastar no Mr. Popo's Shopcom cápsulas para fortalecer seus personagens. Aqui você pode derrotar seus adversários na garra ou mesmo derrubá-los do ringue (o que, apesar de não ser difícil, é preciso ter cuidado). Existem 3 níveis de dificuldades (Novice, Adept e Advanced) e a cada nível o dinheiro vai aumentando e outras novidades serão liberadas.

[editar]PracticeEditar

Esse modo é ideal para os que não conseguiram se adaptar muito bem a jogabilidade do jogo (que realmente deixa um pouco a desejar, comparado a futuros lançamentos). Nele você pode treinar suas técnicas e comandos para ser o lutador mais forte do universo (ou pelo menos, o mais forte do jogo) e enquanto treina será mostrada na tela o dano do golpe causado ao inimigo, a quantidade de golpes e os comandos feitos pelo jogador.

[editar]DuelEditar

Como todo jogo de luta tradicional, Budokai tem o modo Duel para lutas entre 2 jogadores onde irão testar suas forças em combates fervorosos na sua TV. Os combates podem ser entre p 1P vs. COM, 1P vs. 2P, COM vs. 2P e COM vs. COM. Nesse modo você pode escolher seus personagens em dois modos (Normal e Custom, o personagem mudado por você) e o cenário onde irão lutar (no começo são 4 cenários, mas ao avançar no modo Story, esse número aumenta para 8).

[editar]Legend of HerculeEditar

Esse modo é destravado quando você ganha o World Tournament na dificuldade Adept e compra a cápsula no Mr. Popo's Shop'‘. Nele você controla o hilário Mr. Satan em diversas lutas contra os guerreiros Z e o Andróide Cell no torneio de artes marciais. A cada luta pontos são conquistados e animações são mostradas. É um bônus muito divertido (embora seja difícil acreditar em Mr. Satan derrotando Goku e os outros) e as animações são hilárias. Além disso, se você pensa que Satan (no game chamado de Hercule) é tão fraco quanto no anime, sua opinião vai mudar completamente aqui, pois ele é ágil e seus golpes são fortes (além de terem muito humor), o que é de grande ajuda para vencer todos os lutadores nas 3 dificuldades que o game apresenta (as mesmas do World Tournament).

[editar]Edit SkillEditar

Não é uma forma de jogar, mas sim de melhorar seus personagens. Aqui você poderá melhorar os personagens e torná-los muito mais fortes do que na forma normal do jogo, comprando cápsulas no Mr. Popo's Shop e ganhado-as no modo Story. Cada personagem pode ter no máximo 7 cápsulas que são divididas em:

Special: Essas cápsulas têm a cor avermelhada e são as melhores do game. Os principais golpes e transformações (Como o Kamehameha e o Super Saiajin) são encontrados nessas cápsulas e geralmente ocupam 1 espaço no seu inventário, logo se você tiver todas elas de certo personagem, o mais recomendável é dar preferência as mesmas.

Physical: Essas cápsulas têm a cor azulada e são as mais fáceis de serem encontradas. Normalmente são os golpes de agarramento e sequências e também são fortes, especialmente para tirar a defesa do inimigo, mas geralmente são pouco diversificadas e algumas são bem fracas, por isso é melhor analisá-las no modo Practice antes de e ir lutar contra os inimigos.

Support: Essas cápsulas têm a cor esverdeada e são as mais diversificadas. Cada personagem possui, no mínimo 15 delas e são usadas muitas vezes para aumentar a força, defesa, ataque e velocidade do personagem,ou seja, com elas seus ataques serão mais fortes,sua defesa mais efetiva,sua velocidade aumentada e seu Ki poderá ser carregado com mais agilidade.

Obs.: Diferente de Budokai 3, Tenkaichi I e II, para aumentar o dano causado aos inimigos, você não consegue isso ganhando experiência ou comprando upgrades de ataque, por exemplo, para aumentar você precisa colocar duas cápsulas iguais ou mais. Por Exemplo: Para aumentar o poder do Kamehameha de Goku, você precisa colocar mais de uma cápsula de Kamehameha no inventário de Goku, mas isso ocupa um espaço que poderia ser de um golpe mais poderoso e os inimigos exigem toda a sua habilidade, logo não é muito recomendável para iniciantes.

[editar]OptionsEditar

Para finalizar, no modo options você pode modificar os níveis de dificuldades, a posição da tela, os níveis de som, etc.

Game Options: Difficult (Story Mode): Very Easy, Easy, Normal, Hard e Very Hard COM Difficult (Duel Mode): Very Weak, Weak, Average, Strong e Very Strong Time: 30,45,60,99 e oo Quick Start: ON e Off Screen: Brightness Control e Screen Position Sound: Stereo e Mono

Save/Load: Save Game e Load Game

Controller: Type A, B e Custom; Vibration ON e Off

Screen: Brightness Control e Screen Adjust

Sound: Stereo e Mono; Voice e Music Level.

[editar]BônusEditar

Como não poderia faltar, DBZ Budokai possuí extras bem interesantes, mas que irão agradar mais aos fâs do anime, como novos modos de jogo,novos personagens e diferentes tipos de dificuldades.

Personagens Extras:

1- Great Saiyaman: Para conseguí-lo,você deve ser o vencedor no World Tournament na dificuldade Advanced. Para escolhê-lo, aperte X,O ou [] (quadrado) em Kid Gohan e escolha Great Saiyaman. Ele é um personagem bem ágil e vale á pena.

2- Raditz: derrote-o no Story Mode (Saiyan Saga).

3- Vegeta: derrote-o no Story Mode (Saiyan Saga).

4- Trunks: derrote Perfect Cell em uma das fases extras do Androids Saga usando Vegeta.

5- Nappa: derrote-o no Story Mode (Saiyan Saga).

6- Dodoria: derrote Freeza na fase extra do Saiyan Saga usando Vegeta.

7- Zarbon: derrote-o no Story Mode (Namek Saga).

8- Captain Ginyu: derrote-o no Story Mode (Namek Saga).

9- Recoom: derrote-o no Story Mode (Namek Saga).

10- Frieza: derrote-o no Story Mode (Namek Saga).

11- Hercule(Mr. Satan): Vença o World Tournament no modo Adept.

12- Android #16: derrote-o no Story Mode (Androids Saga).

13- Android #17: derrote-o no Story Mode (Androids Saga).

14- Android #18: derrote-a no Story Modes (Androids Saga).

15- Android #19: derrote-o no Story Modes(Androids Saga).

16- Cell: derrote-o no Story Mode (Androids Saga)

17- Yamcha: derrote-o na fase extra de Androids Saga usando Cell (repare que Cell, no What If dele, absorve o Kuririn, fica como um tipo de Cell Jr.)

Fases Extras: As fases extras muitas vezes servem para completar o Story Mode e contar a história do ponto de vista de outros personagens, como Vegeta, Piccolo e até mesmo Cell e Freeza. A Maioria delas são feitas a partir de acontecimentos do anime e ao finalizar todas elas,você libera mais uma fase extra de cada Saga (Saiyan,Namek e Androids)que dá outros rumos a história, sendo estreladas pelos próprios vilões. Para habilitá-las você deve encerrar pelo menos uma vez cada saga.

Fases Extras com Piccolo: Complete o Saiyan Saga para libera-las.

Fases Extras com Vegeta: Complete o Saiyan Saga para liberar mais uma fase na mesma e vença o Namek e Android Saga para liberar mais fases para ele.

Fases Extras com Freeza: Complete o Namek Saga para liberar uma nova fase.

Fases Extras com Cell: Complete o Androids Saga para liberar uma nova fase.

Novos menus: Algo muito interessante em Budokai é que o game possuí diferentes tipos de menus iniciais e para vê-los, você deve deixar no menu inicial e não apertar nada e a cada video que passar (não aperte nada durante os mesmos) o menu vai ser outro, e cada um baseado nas três sagas do modo Story. São mais ou menos 7 menus diferentes

[editar]JogabilidadeEditar

Dragon Ball Z Budokai apesar dos muitos personagens, seus golpes e arremessos são pouco diversificados e as únicas diferenças são os nomes dos golpes, nada mais. Além disso, os controles não são muito ágeis e até travados, o que cria uma grande desvantagem em relação ao COM. É preciso muito cuidado e habilidade na hora de atacar ou caso contrário a luta estará acabada para você. Mesmo assim os personagens possuem modelos 3D bem-feitos e as animações dos golpes especiais (chamados de Ultimates, os mais fortes do jogo) são bem legais e dão a ideia certa de destruição comum na série como a Genki-Dama (Spirit Bomb) de Goku ou o Big Bang Attack e o Esplendor Final (Final Flash) de Vegeta. Concluindo, Dragon Ball Z Budokai é um game mediano, possuí qualidades, mas infelizmente elas não contam muito ao se analisar os péssimos controles que bons jogos de luta não devem ter. Ainda sim os fãs não devem perder a oportunidade de derrotar Vegeta queimar Freeza e desintegrar Cell nesse game que apesar dos defeitos, é obrigatório para quem ama Goku e seus amigos.

[editar]RecepçãoEditar

Budokai recebeu críticas mais negativas do que positivas. No gamespot.com, deram 6,9 de 10 alegando péssimos controles e pouca agilidade. A revista Nintendo World, deu nota 7,0 de 10 criticando principalmente a simplicidade dos controles, do Modo Tournament e péssima jogabilidade, embora comentem bem sobre a parte gráfica e a quantidade de personagens.

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória